MUSEU DO TRANSPORTE PÚBLICO GAETANO
FEROLLA
Linha
101
Cronologia da Linha Santo
Amaro
- Inauguradação: 07/07/1913
- Extinção: 27/03/68
- Extensão: 31,0 Km
- Itinerário: Largo da Sé, Rua Marechal Deodoro, Praça João Mendes, Rua
Liberdade, Domingos de Morais, Rua Jabaquara (depois Avenida Conselheiro
Rodrigues Alves), várzea de santo Amaro, e ponto final no Lago 13 de Maio,
onde tinha o balão de retorno. Em 23/12/1920 foi inaugurado o primeiro trecho
de 1600 m de extensão à represa de Guarapiranga. Esse trecho referia-se à
ligação do Lago 13 de Maio à Capela do Socorro.
- Em 14/07/1945 passou a sair da Praça João Mendes
- Em 06/03/66 foi suspenso o tráfego por queda do aterro em "Volta Redonda".
Dois bondes ficaram presos entre Brooklyn e Santo Amaro.
- Em 26/03/66 os dois bondes retidos no Brooklyn passaram a trafegar entre
Brooklyn e Santo Amaro.
- Em 04/04/66 teve início a construção de um "trespasse"na parada "Frei
Gaspar", a fim de que os bondes voltarem daquele ponto para a cidade.
- Em 14/04/66 começaram a trafegar os bondes entre a parada "Frei Gaspar" e
a cidade.
- Em 27/05/66 o ponto inicial passou a ser na Rua Álvares Machado.
- Em 27/06/66 foi inaugurado o novo pontilhão sobre o Córrego Água
Espraiada, voltando os bondes a trafegar normalmente.
- Em 25/01/67 o ponto inicial foi transferido para a Avenida Conselheiro
Rodrigues Alves, em frente ao Instituto Biológico (Vila Clementino)
- Em 13/04/57 os bondes passaram a trafegar por sobre o novo pontilhão sobre
o Córrego do Sapateiro.
Linhas
Auxiliares
- Linha 102 - Indianópolis - Inaugurada em 24/06/39 e extinta em 23/02/63 -
14,7 Km
- Linha 103 - Brooklyn - Inaugurada em 1931 e extinta em 17/03/68 - o balão
de retorno foi construído em 06/08/38 - 20,3 Km